quinta-feira, 11 de abril de 2013

cuidados para a pele seca


   
   A pele do seu rosto merece atenção, principalmente se estiver ressecada. Ela precisa de cuidados especiais durante o banho e a limpeza diária. É que água quente e sabonete não apropriado removem o manto lipídico, a camada protetora que mantém a hidratação natural da pele. Sem o manto lipídico, o ressecamento piora, a pele descama, coça e fica propensa a alergias e a rugas.
Por outro lado, por mais que sua pele esteja seca, ela deve ser lavada diariamente. É importante remover todas as noites os produtos que foram aplicados durante o dia, como maquiagem, filtro solar ou cremes de tratamento. E a limpeza diária também remove células mortas, bactérias, sujeira, poluição.
Portanto, antes de abrir a torneira, preste atenção em alguns pontos importantes:
O sabonete
Use sabonete apropriado para pele sensível e ressecada. Um sabonete suave preserva ou repõe o manto lipídico. Procure no rótulo a especificação “sabonete para pele ressecada” ou “sabonete hidratante”. E confira se ele tem ingredientes como ceramidas, glicerina, triglicerídeos ou manteiga de karité, que são bem-vindos. Existe uma classe de produtos para limpeza de rosto e corpo chamada syndet (do inglês synthetic detergent), apropriada para pele seca.
O que evitar? Não escolha produtos com ingredientes como ácido salicílico, ácido glicólico ou álcool. Evite também sabonetes antissépticos e detergentes potentes, que removem mais intensamente o manto lipídico.
Depois de escolhido o sabonete ideal, use pouca quantidade. Não é necessário fazer muita espuma para limpar o rosto. Após a limpeza, a pele deve estar hidratada e macia. Se você sentir que ela ficou ressecada ou repuxando, troque de sabonete.
A água
Evite água quente ao lavar o rosto, pois ela remove o manto lipídico. Prefira água morna. E isso também vale para a água do banho.
A esponja
Esqueça, não use esponja nem bucha para lavar seu rosto. A fricção agravará o ressecamento e aumentará a sensibilidade da pele. Use somente suas mãos. Faça massagens suaves e circulares com os dedos.
Aplique hidratante facial com a pele ainda levemente úmida. Se necessário, reaplique mais algumas vezes ao dia. Pele ressecada requer hidratantes mais consistentes, como formulações em creme ou loção. Evite hidratantes em gel.
Se você usa maquiagem durante o dia, é importante removê-la com demaquilante antes de usar sabonete. Procure demaquilante em creme ou loção. Espalhe sobre o rosto e remova-o delicadamente, com ajuda de algodão. Não esfregue exageradamente seu rosto.
A toalha
Prefira de algodão, e não esfregue a toalha no rosto ao se secar. Em vez disso, faça leve pressão com a toalha, encostando-a na pele. Ou então, dê batidinhas com ela em seu rosto. Deixe sua pele levemente úmida, isso facilita a absorção do creme hidratante, que deve se aplicado em seguida.
fonte, revista veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário